sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CÓDIGO DE TRÂNSITO


*Marcelo Lessa da Silva-Artigo publicado no jornal HORA H.
Atualmente, na Câmara dos Deputados, existem projetos de lei para que sejam realizadas mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. Tal como, a mudança na punição a quem dirige falando ao celular. Das comissões surgiu a proposta de enquadrar a falta como gravíssima (hoje, média), igualando-a às transgressões severas, a exemplo de ultrapassagem perigosa e disputa de pegas.
Sem dúvida, ocorre uma grande distração ao segurar um telefone e dirigir ao mesmo tempo. Por outro lado, graças os sistemas de viva-voz a lei torna-se letra-morta, quanto à fiscalização, embora permaneçam teses de que a conversação telefônica implica os mesmos riscos de dirigir alcoolizado.
Muitos motoristas falam milhões de minutos ao celular todos os dias. Esse hábito, de fato, traz um risco bem maior, mas ninguém teve pressa em criar a restrição.
Contudo, distração ao volante tem merecido estudos aprofundados da indústria automobilística. Há várias situações de risco de acidente ou de seu agravamento.
Mudar a estação do rádio, acender um cigarro (inclusive fumar), conversar ou discutir com outras pessoas, comer ou beber, desviar o olhar da estrada para orientação, discar um número telefônico ou selecionar música de tocadores digitais, são algumas situações.
Algumas montadoras estrangeiras estão em busca da criação de um sistema que permitam comandos vocais para mudar a estação de rádio ou faixa de CD, controlar o ar-condicionado, selecionar rota no navegador de bordo ou discar número. Tudo isso sem tirar os olhos do caminho ou afastar as mãos do volante.
A maior preocupação com a elaboração nesta lei, é a de diminuir os acidentes de trânsito causados por distração, pois quando o motorista posiciona as mãos corretamente, tem mais agilidade, irá se cansar menos, principalmente na região do trapézio, região dos ombros, vai conduzir melhor e, em caso de disparar um airbag, espero que nunca aconteça, ele vai vir em direção ao peito e não nas mãos.

MARCELO LESSA DA SILVA, Policial Rodoviário Federal,
Bacharel em Direito(UFRJ), Gestão em Segurança Pública (UERJ) Pós-graduando em Especialização na Administração Pública (FESP), Coordenador do Preparatório para Concursos Públicos Comunitário do Instituto Educarte e Coordenador de Legislação do CAPTRAN. Chefe substituto do Policiamento e Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Rio de Janeiro.

4 comentários:

  1. pow lessa aqui e o o garotinho la da batida o samuel o branquinho pow kra meu irmão que fazer um treino com o sanhor

    ResponderExcluir
  2. Larga de ser besta kara...pq corrupto??
    Tem provas? O cara nem tem bens, mora de aluguel, que palhaçada

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Lessa tá Milionário Hoje em 2017 Devido ao Talento Para Enganar Trouxas Como a Bianka Aqui Acima .

    ResponderExcluir