terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ENTENDENDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA

Olá queridos(as)Leitores(as)!Retorno com importante artigo.A mamografia de rotina, conhecida em alguns países como "screening", é o exame das mamas realizado com baixa dose de raios x em mulheres assintomáticas, ou seja, sem queixas nem sintomas de câncer mamário. A mama é comprimida rapidamente enquanto os raios x incidem sobre a mesma. A imagem é interpretada por um radiologista especialmente treinado para identificar áreas de densidades anormais ou outras características suspeitas.O objetivo da mamografia é detectar o câncer enquanto ainda muito pequeno, ou seja, quando ele ainda não é palpável em um exame médico ou através do auto-exame realizado pela paciente. Descobertas precoces de cânceres mamários através da mamografia, aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido. Um exame anual de mamografia é recomendado para todas as mulheres acima de 40 anos. Resultados registrados pela American Cancer Society, em uma recente avaliação em oito clínicas escolhidas aleatoriamente, demonstraram que houve 18% menos mortes em decorrência de câncer mamário entre mulheres com 40 anos ou mais que haviam feito mamografia periodicamente.
Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e a possibilidade do tratamento do câncer mamário são muito significativos, compensando o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem durante o exame.
Mamografia Diagnóstica: A mamografia diagnóstica, por sua vez, é o exame de raios x das mamas realizado quando há a suspeita da existência de uma anomalia, sendo que massas e microcalcificações são as duas mais comuns. Esta suspeita se inicia quando há a descoberta de uma lesão palpável (nódulo), por exemplo por meio de auto-exame ou após o estudo de uma área previamente identificada em uma mamografia de rotina. A mamografia diagnóstica pode mostrar que a anomalia (lesão) tem uma grande probabilidade de ser benigna (não cancerosa) ou que características suspeitas de malignidade (câncer) podem ser observadas, e neste caso, normalmente é recomendada então uma biópsia (amostra do tecido).
O que esperar de um exame de mamografia: O exame de mamografia é obtido através de um aparelho chamado mamógrafo.No exame, a mama é comprimida para que seu achatamento possibilite a redução das doses de raios-x, a uniformização dos tecidos, além de manter a mama imóvel. A dose de radiação é bem baixa e a exposição aos raios x é rápida. Neste estágio, também é possível a tomada de imagens especiais, com a ampliação da imagem.Posição: a correta posição da mama durante a mamografia é extremamente importante para assegurar que a imagem mostre todo o tecido mamário e também a axila (região abaixo do braço). O técnico se certificará de que toda a mama esteja situada sobre a chapa de raios x e que nada bloqueie os raios x (como, por exemplo, uma jóia, o ombro ou a mama oposta).
Cooperação da paciente: o técnico deverá lhe informar todas as etapas da mamografia para assegurar sua inteira participação e cooperação durante o exame. Durante a exposição aos raios x, você deverá permanecer absolutamente imóvel e prender a respiração para evitar a possibilidade de distorcer a imagem em função da movimentação.
Compressão: a compressão é necessária para imobilizar a mama e uniformizar o tecido da mama, permitindo uma melhor imagem. A compressão da mama pode às vezes causar algum desconforto, mas leva pouco tempo. Assim, você sente a compressão, mas não uma dor significativa. Se sentir dor, informe ao técnico.Obrigado pela atenção até a próxima!CONTATOS COM ESTE BLOG SITE: gruformic@bol.com.br

domingo, 3 de janeiro de 2010

DIREÇÃO E CELULAR NÃO COMBINAM COM A DIREÇÃO RESPONSÁVEL

Alguns condutores têm o vício de utilizar o aparelho celular durante a direção do veículo. Até parece "status" dirigir o veículo com uma das mãos e utilizar, ao mesmo tempo, o aparelho de telefone celular. Dirigir veículo nessas condições, além de PERIGOSO, é ILEGAL. Utilizar o celular e dirigir um automóvel são duas ações que definitivamente não combinam e, quando executadas juntas, podem causar graves acidentes.Esta conduta é perigosa para a coletividade e para o próprio condutor, que perde parte dos reflexos e dos movimentos, pois ele utilizará apenas uma das mãos para segurar o aparelho celular e a outra mão ficará no volante, podendo se envolver ou causar acidentes de trânsito. Além disso, ao atender o celular enquanto guia, o condutor usa a audição e deixa de lado a atenção e a concentração, requisitos necessários para uma boa e segura direção. Não é fácil fazer as duas coisas ao mesmo tempo, o cérebro precisa calcular ações e desviar a atenção do controle visual e motor para o auditivo.Mesmo sabendo que se trata de uma infração, os motoristas insistem em atender ao telefone por acreditarem que isso não é nada demais e que vão desligar logo. Um acidente acontece em fração de segundos de desatenção.É importante destacar que ao dirigir falando ao celular, tanto com o aparelho no ouvido, quanto se utilizando do fone no ouvido e segurando o volante com as duas mãos, é infração de trânsito, pois além de ser vedada a condução veicular com apenas uma das mãos ao volante, “... exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo" (art. 252, V, CTB), e o “celular não é equipamento ou acessório do veículo”, a lei também é específica ao tipificar a conduta de utilizar-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular. Portanto é considerada infração de natureza média, com penalidade de multa, ganhando o infrator 4 (quatro) pontos em seu prontuário.Mas para que haja uma mudança no hábito social é necessário acima de tudo que as pessoas reconheçam que o que está em jogo é a vida de um grupo de pessoas; a do condutor e dos usuários da via: pedestres, passageiros e outros condutores.Lembre-se sempre: Usar o aparelho celular durante a direção veicular, além do risco de acidente, o condutor comete infração de trânsito. Vale à pena arriscar tanto? Que tal parar o veículo em local seguro e atender o celular? Com certeza o mais prudente é estacionar o veiculo, atender e só depois continuar o caminho. É bom para o bolso, para sua segurança e para a vida. Quero agradecer a todos os leitores que acompanham esta coluna, fico muito feliz ao encontrar muitos que acompanham e que agradecem pelos esclarecimentos trazidos por este trabalho, sem dúvida este reconhecimento alimenta-me de energia e motivação para continuar pesquisando e escrevendo sempre; levando os melhores assuntos a vocês, que são a essência deste trabalho diário. Obrigado!!!